A Nossa Missão

O crescente número de Portugueses que sai do seu país para trabalhar no exterior e, atendendo ao já considerável número destes emigrantes presentes no Reino Unido que são profissionais de saúde, deu origem à ideia de se criar este site - “Além Fronteiras” – que faculta informação e ajuda no processo de mudança e adaptação a uma nova realidade profissional, cultural e pessoal.

O “Além Fronteiras” ambiciona interligar e informar a comunidade portuguesa que pretende iniciar um novo percurso no estrangeiro, tendo como principais objetivos:
►  Dar a conhecer informação sobre os países de destino;
►  Auxiliar os profissionais de saúde a procurar novos desafios de trabalho num País desconhecido;
►  Prestar apoio na área da saúde a todos os portugueses que estão fora de Portugal.

Acreditamos que a aprendizagem com pessoas experientes ajuda a responder ás necessidades, aspirações e objetivos de todos os que procuram uma oportunidade fora do seu País de origem. Desta forma, através da partilha de experiências vividas, podemos facilitar a integração desta comunidade de portugueses, difundidos pelo mundo, a uma nova realidade. Já conseguimos difundir informação que ajudou algumas pessoas nesta aventura, mas pretendemos crescer, cada vez mais, com todos aqueles que queiram abraçar este desafio de partilhas. É um projeto ainda em desenvolvimento que conta com a colaboração de todos os que nele desejarem participar bem como dos comentários e sugestões de quem nos visita.

 

Este site pretende ser informativo e não dispensa a consulta de um médico ou serviços de emergência em caso de necessidade.

 

Quem Somos

 

Tiago Seixas
Licenciado em Enfermagem, em 2011, pela Escola Superior de Saúde de Bragança – Instituto Politécnico de Bragança.
Em 2012 começou a trabalhar no Centro de saúde do Laranjeiro (Almada) pela ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Em 2013/2014 foi trabalhar para Londres no Croydon University Hospital em Medicina Geriátrica. Posteriormente passou para a unidade de Cuidados Intensivos, deste Hospital, onde trabalha atualmente.

 

Gil Figueiredo
Licenciado em Enfermagem, em 2011, pela Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado em Chaves.
Em 2012 começou a trabalhar na Irlanda do Norte, numa das maiores empresas de Lares e Cuidados Continuados do Reino Unido, a Four Seasons Health Care. Em 2013 foi trabalhar para Inglaterra na Emergency Admission Unit do James Paget University Hospitals. No ano a seguir passou a trabalhar na Unidade de Cuidados Intensivos do mesmo hospital onde está presentemente.
O Gil tem tentado melhorar conhecimentos e práticas através da realização de cursos, nas áreas de doente crítico e pré-hospitalar: Immediate Life Support; Critical Care Skills; Alert Course - Acute Life Threatening Events Recognition and Treatment; Emergency, Trauma and Catastrophe; Combat Rescue Operations (Resgate em Ambiente Hostil); Trainers Training (Formação de Formadores). Atualmente frequenta o Curso da Câmara Hiperbárica, para integrar a equipa da Hyperbaric Unit do hospital onde trabalha.

 

Flávia Martins
Licenciada em enfermagem, em 2012, pela Escola Superior de Saúde de Bragança.
Em 2012 trabalhou em Belfast, na Irlanda do Norte, na Four Seasons Health Care, uma das maiores empresas de Lares e Cuidados Continuados do RU. Em 2013 foi trabalhar para a costa Este de Inglaterra na Acute Medical Ward do James Paget University Hospital onde permaneceu durante 18 meses. Atualmente está na área de Cuidados Intensivos do mesmo hospital.
Para flávia “o conhecimento aliado à experiência é aquilo que é capaz de nos fazer progredir, ser mais e melhores em qualquer profissão”. O mesmo se aplica à Enfermagem, pelo que, tem realizado formações para melhorar o seu desenvolvimento profissional nas seguintes áreas: Immediate life support (ILS); ALERT - Acute Life Threatening Events Recognition and Treatment; Critical Care Course. Atualmente está, também, em processo de formação para prestação de cuidados aos utentes que beneficiam de tratamento na Câmara Hiperbárica.

 

Sabrina Ferreira
Licenciada em Enfermagem pela Universidade do Minho, emigrou para o Reino Unido no ano de 2011, onde começou a exercer a profissão.
A sua experiência profissional passou por serviços de medicina geral e cirurgia, tendo posteriormente decidido envergar na área da enfermagem de emergência. Exerceu funções numa das emergências centrais de Londres, onde adquiriu especialização na área. Atualmente encontra-se a trabalhar como senior emergency nurse em Londres.

 

Nuno Pinto
Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de S. João do Porto em 2000. É pós- graduado em Sociologia dos Recursos Humanos e das Organizações pela Faculdade do Minho e tem uma especialidade em Cuidados ao Doente Crítico pela Escola de Enfermagem Florence Nightingale do Kings College em Londres.
Trabalha no Reino Unido desde 2006 em cuidados intensivos e atualmente está nos cuidados intensivos do hospital de Jersey. Ao mesmo tempo desempenha funções como formador nas áreas da Saúde, cuidados ao doente crítico e emergência em universidades, hospitais privados e Sistema Nacional de Saúde Britânico.
Participou em alguns estudos internacionais na área de cuidados ao doente crítico - European Surgical Outcomes Study (Lancet 2012; 380: 1059–65) e DELPREIC study apresentado no congresso do ESICM em 2012 e "in print".
Ganhou, ainda, alguns prémios pelos trabalhos realizados no Reino Unido - 2º lugar no congresso da BACCN, "New starter of the year - HCL International" e "Highly commended on Nursing Times Innovation on Critical care and emergency care category".
Em 2013 foi responsável, em conjunto com um médico e um informático Britânicos, pelo lançamento da primeira aplicação móvel para Cuidados Intensivos - assIsT'U disponível no Apple Market para Ipad e em fases de teste em duas unidades no Reino Unido.


Joana Ferreira da Silva
Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2007 e Mestre em Psicobiologia pelo ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 2010. No mesmo ano participou em formações de conteúdos digitais para a educação e em 2012 adquiriu o CCP-Certificado de Competências Pedagógicas.
Iniciou a sua carreira profissional na área da Investigação e colaborou com entidades como o IGC-Instituto Gulbenkian da Ciência, Fundação Champalimaud e ICBAS – Instituto de Ciências Abel Salazar. Em 2010 decidiu enveredar na área de Divulgação Científica, onde teve a possibilidade de trabalhar na Unidade de Educação Contínua e Divulgação Científica do IPATIMUP-Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, e na empresa Mundo Científico em colaboração com a Fundação de Serralves. Posteriormente, para alargar os seus conhecimentos e interesses, trabalhou em diferentes áreas da administração e secretariado, coordenação e gestão de equipa de trabalho, definição de planos de marketing, atualização de conteúdos nas redes sociais, gestão de websites e contatos com órgãos de comunicação social e outras entidades. Atualmente é gestora de conteúdos deste projeto Saúde Além Fronteiras.

 

Daniela Teixeira
Licenciada em Medicina Nuclear, em 2014, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL-IPL).
No mesmo ano começou a trabalhar como Locum em Portsmouth, Inglaterra, no departamento de Física Médica, no Queen Alexandra Hospital. Posteriormente, em Abril de 2015, mudou-se para Glasgow, Escócia, onde continuou a trabalhar como locum no departamento de Medicina Nuclear no Glasgow Royal Infirmary.
Atualmente encontra-se a trabalhar para o NHS Greater Glasgow and Clyde, exercendo funções entre os hospitais Glasgow Royal Infirmary e Stobhill Hospital.

 

Duarte Vieira
Licenciado em Enfermagem, em 2006, pela Escola Superior de Enfermagem em Coimbra e Pós-Graduado em Gestão de Unidades de Saúde e Sistemas Hospitalares de Auditorias
Iniciou a sua atividade profissional no Hospital de Todos os Santos em Lisboa, seguindo se experiências no Hospital Pulido Valente e Hospital de Cascais. Em 2009 integra a equipa de urgência do Hospital Nélio Mendonça, na Madeira. Em 2013, num processo de geminação entre a Ilha da Madeira e a Ilha de Jersey, é convidado para ingressar a equipa de Cuidados Intensivos do General Hospital Of Jersey, onde se encontra atualmente.
 

Joana Maranhas
Licenciada em Ciências da Nutrição, em 2007, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e mestre em Educação para a Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2013.
Desde que iniciou a sua atividade profissional, após o término da licenciatura, trabalha nas áreas da Nutrição Clínica e Nutrição Comunitária. Desenvolve em instituições privadas programas de Educação Alimentar orientados para diferentes faixas etárias. Trabalha ainda em várias clínicas privadas no grande Porto, tendo como foco principal na sua profissão, a orientação para alimentação e estilos de vida saudáveis.

 

Diana Barbosa
Licenciada em Gestão Internacional, em 2003, pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais. Em 2007 concluiu a Pós-graduação em Neuropsicologia e Envelhecimento na CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário. Em 2014, completou um curso de Global Mental Health no Institute of Psychiatry e obteve a certificação Prince 2 em Gestão de Projetos.
A trabalhar na Alzheimer’s Society desde 2009, atualmente a Diana exerce funções como Programme Development Manager a nível nacional. Anteriormente foi responsável pela criação, desenvolvimento e avaliação de serviços em contexto hospitalar e na comunidade, como parte da implementação Estratégia Nacional de Demências em três delegações de Londres. Da sua carreira em Inglaterra destaca dois momentos importantes: o convite do All-party parliamentary group on Dementia para expor na Houses of Parliament os resultados da investigação relativa a Comunidades Étnicas em 2013; a colaboração no livro ‘Dementia, Culture and Ethnicity: Issues for All’ em 2015!
 

Stephanie Da Silva
Licenciada em Enfermagem, em 2009, pela Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa, atual ESEL. Iniciou a sua atividade profissional em 2011 no Hospital Dr. Nélio Mendonça na Madeira no serviço de Neurocirúrgia. Em 2013 decidiu mudar de rumo e seguiu para o Reino Unido onde trabalhou, durante um ano, num centro de Neuroreabilitação em Essex, para uma reputada empresa australiana, a Ramsay Healthcare. Em 2014 ingressa no General Hospital of Jersey onde desempenhou funções como rotational staff nurse pelos diferentes serviços do hospital. Após essa experiência integrou-se na equipa de Cuidados Intensivos, do mesmo hospital onde exerce funções atualmente.