Dia 14 de Novembro é o dia mundial da Diabetes. Esta data foi instituída pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de maneira a consciencializar a população mundial sobre os riscos desta doença, mas também para mostrar que apesar de ser uma das doenças que causa mais óbitos, pode ser prevenida e controlada. O dia é simbolizado por um circulo azul, um símbolo simples que poder ser criado até por uma criança com a cor da bandeira das Nações Unidas que representa, também a união entre os diferentes povos.
Segundo dados publicados pela OMS, “em 2014 9% dos adultos com 18 anos ou mais tiveram diabetes e em 2012 a diabetes foi a causa direta de 1,5 milhões de mortes.

Sobre a doença

Diabetes é uma Doença Crônica Não Transmissível (DNT), que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo não consegue utilizar eficazmente a insulina que produz. A insulina é uma hormona que facilita a passagem de glicose (ingerida nos alimentos) do sangue para as células, onde é utilizada como energia. Esta glicose (açúcar) é por isso essencial para o bom funcionamento do organismo, mas quando não há insulina para a transformar em energia, ela acumula-se no sangue e pode trazer várias complicações de saúde. Assim, esta doença, Diabetes, é caracterizada pela presença de níveis elevados de glicose no sangue – hiperglicemia.
A diabetes é uma doença que não tem cura mas que pode ser controlada e tratada.

Existem três tipos de diabetes:


♦ Tipo 1: não há produção de insulina.

♦ Tipo 2: há produção de insulina, no entanto esta não se apresenta em quantidade suficiente ou não consegue ser usada pelo organismo, pois este torna-se resistente à mesma. Este é o tipo mais comum de diabetes.

♦ Gestacional: presença de hiperglicemia durante a gravidez, que normalmente normaliza depois do parto. As mulheres que apresentaram este tipo de diabetes possuem um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 posteriormente.

Visite este link para saber mais sobre esta doença.

diabetes tipos de diabetes dia mundial de diabetes doença não transmissível doença crónica
Facebook Twitter

Comentários

    Sem comentários


Comentar