Durante a fase de recrutamento para um emprego existem variados fatores a ter em conta, a entrevista será o passo mais importante. A porta de entrada é sem sombra de dúvidas o CV do concorrente pois é através deste que ocorre o primeiro contacto entre os empregadores e os candidatos. No entanto, é com a entrevista que consegue mostrar aos recrutadores porque o devem selecionar para o emprego em questão. Deixar uma boa impressão numa entrevista é meio caminho andado para a tão desejada oferta e, como tal, estar bem preparado é essencial e ajuda a esquecer o nervosismo.

Dicas para uma entrevista de emprego

  Saiba os valores da empresa!
Antes de ir para uma entrevista, existe sempre um trabalho de casa associado. Investigar a fundo os valores da empresa, o seu posicionamento de mercado e se possível, o tipo de perfil de trabalhadores que constituem a mesma, é essencial. Esta será a sua maior base de conhecimento para a entrevista.

 

  O que pode acontecer durante a entrevista?
Por vezes os candidatos são submetidos à execução de testes como mais uma forma de avaliação. Atualmente existe um mundo infinito atrás do ecrã do seu portátil onde pode praticar testes de análise de QI, rapidez, dinâmicas de grupo, casos de estudo, entre outros. Saiba com o que contar.
Pode procurar alguns exemplos em: Assessment Day e Quick IQ Test.

Caso tenha de passar por uma fase de testes escritos mantenha a calma e siga estes conselhos:
  Leia com calma todos os materiais dados.
  Tente usar títulos, vários estilos de letra para dar ênfase e percetibilidade ao texto/ideia que quer mostrar.
  Se usar siglas, explique previamente o que significam.
  Não dê erros de ortografia.
  Escreva sempre como se fosse para uma pessoa que não é da sua área para garantir que a ideia é percetível.

 

  As dinâmicas de grupo durante a entrevista!
Muitas vezes há uma fase de entrevista que passa por juntar os vários candidatos numa pequena dinâmica, destaque-se pela positiva! Dê opiniões válidas, tente ajudar a equipa a chegar a um resultado com uma atitude proactiva, empreendedora e divertida. A boa disposição e energia positiva são apreciadas pelo entrevistador por isso revista-se de vigor.
Pontos-chave de dinâmicas de grupo:
►  Não critique e não interrompa os colegas, mas se um dos membros estiver a dominar todo a dinâmica, peça discretamente autorização para marcar o seu ponto de vista.
►  Siga as instruções prévias que lhe foram dadas e relacione-as sempre com os valores da marca.
►  Inclua deliberadamente todo o grupo, tentando escolher para cada tarefa elementos que considere serem a melhor aposta. Desta forma, está a mostrar não só capacidade de liderança como de análise interpessoal.
►  Elogie boas estratégias que forem ditas ao longo da dinâmica.
►  Defenda a sua opinião com argumentos válidos caso a mesma esteja a ser criticada.
►  Mantenha-se calmo e não eleve o tom de voz.

 

  Prepara-se bem: Practise makes…perfection!
Procure os vários tipos de tarefa que podem ser pedidas. Se o perfil que o entrevistador procura menciona o conhecimento linguístico do Inglês por exemplo, prepare-se para falar em Inglês parte da sua entrevista. O seu sucesso vai depender do nível de surpresa que demonstrar. Quanto mais seguro e firme estiver dos seus conhecimentos e valor, melhor será a imagem que irá transmitir. Não se esqueça, porém, de ser humilde. A humildade é a característica que lhe permite ser um excelente profissional, mas nunca esquecendo que todos os locais de trabalho estão sujeitos a aprendizagens constantes e que há sempre vários aspetos aos quais temos de nos adaptar.

 

  Fazer uma apresentação durante a entrevista!
Previna-se! Poderá ter que fazer uma pequena apresentação sobre si próprio ou sobre a empresa. Esta estratégia serve para perceber as suas capacidades de comunicação, análise, discursar em público e criatividade. Pode durar entre 10 a 20 minutos por isso garanta que brilha nesse período de tempo! Caso lhe peçam para levar uma pequena apresentação, aqui ficam algumas dicas e sites com mais informação:
http://www.slideshare.net/damonnofar/8-tips-for-slideshare
http://blog.hubspot.com/marketing/easy-powerpoint-design-tricks-ht
http://www.garrreynolds.com/preso-tips/design/

Como se deve comportar durante a apresentação?
  Tente sempre manter contacto ocular com a audiência
  Ter um bom tom de voz
  Usar bem o tempo
  Falar com calma para que a mensagem seja clara
  Perguntar se existem dúvidas
  Fazer pausas
• Cultivar exercícios em grupo

 

  Principais caraterísticas avaliadas pelos recrutadores!
Existem vários pontos chave que são sempre alvo de avaliação por parte dos entrevistadores, entre os quais:
  Trabalho de equipa
  Capacidade de liderança
  Entusiasmo
  Capacidade de tomada de decisão
  Capacidade de persuasão
•  Capacidade de resolução de problemas
  Capacidade crítica
  Comunicação
•  Consciência do mercado

 

  Role-play
Durante a sua entrevista pode-lhe ser pedido para interpretar um pequeno-papel. Se viu o “lobo de Wall street” sabe que termina com a mítica frase “Sell me this pen!”. Pense como um comercial, seja único e diferente na resposta e pense “out of the box”. Prepare-se para esta possibilidade e estude bem o produto da empresa.

 

  A parte difícil, falar sobre si
É quase garantida a questão do “qualidade e defeito” por isso leve já as respostas prontas e acima de tudo, fuja ao vulgar! “Perfeccionismo” não é um defeito, é uma qualidade e “teimosia” é transversal a toda a população mundial. Arrisque com sinceridade, mas também com inteligência. Procure adjetivos diferentes para se caraterizar e diga defeitos em igual número de qualidades. Apesar de tudo, todos somos humanos e essa capacidade introspetiva é importante para o entrevistador!


Se considerou estas dicas importantes aproveite e inscreva-se no curso de preparação para entrevistas e aprenda a brilhar. Lembre-se que esta pode ser a sua oportunidade!