Numa parceria conjunta entre o corpo académico da Escola Superior de Enfermagem S.José de Cluny e um grupo de enfermeiros com experiência e formação em cuidados intensivos no Reino Unido, foi criado um Curso Livre de cuidados ao doente crítico onde irá ser abordada a componente cardio respiratória de um modo original e intensivo. Tendo como destinatários enfermeiros portugueses de unidades de cuidados intermédios e intensivos, em Portugal e no Reino Unido, que pretendam alargar o seu nível de conhecimentos em relação aos cuidados a prestar ao doente crítico, este curso terá uma duração de 3 dias (22 horas presenciais e 18 horas de auto-aprendizagem e estudo online).

O curso terá uma forte componente prática e serão analisados e discutidos casos clínicos, convidando à reflexão dos formandos. Os cursos serão ministrados em português por profissionais de saúde com experiência e formação na área de cuidados críticos, tanto em Portugal como no Reino Unido.

Objetivos
a. Aprofundar conhecimentos da estrutura e função dos sistemas respiratório e cardiovascular e o modo como se relacionam;
b. Compreender as mudanças na fisiologia humana decorrentes dos processos de doença ou lesão orgânica;
c. Proporcionar aos formandos a aplicação dos conhecimentos;
d. Analisar de modo crítico os diversos aspetos da prática diária de enfermagem em cuidados intermédios / intensivos;
e. Aprofundar e fundamentar as atividades de enfermagem decorrentes da sua atividade enquanto prestador de cuidados ao doente em ambiente crítico;
f. Disponibilizar aos formandos um melhor conhecimento sobre a realidade da enfermagem em cuidados intermédios / intensivos no Reino Unido.

Conteúdo programático
1 – Anatomofisiologia do aparelho respiratório
2 – Princípios de ventilação e cuidados ao doente no âmbito respiratório
       a. Ventilação invasiva
       b. Ventilação não invasiva
       c. O doente com lesão pulmonar aguda
       d. Gestão do doente com difícil desmame ventilatório
   2.1– Interpretação gasimetrias arteriais
3 – Anatomofisiologia do aparelho circulatório
4 – Princípios de electrocardiografia
       a. O sistema de condução cardíaco
       b. O funcionamento do electrocardiógrafo/eléctrodos
       c. Análise e interpretação de traçados de ECG
5 - Monitorização e cuidados ao doente no âmbito cardiovascular
       a. Princípios de monitorização invasiva – PA catheter / Picco / Lidco / esophageal Doppler
       b. Terapia vasoactiva e inotrópica
       c. O doente em choque

Certificação - Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny
Os formandos terão direito a:
- Certificado em Inglês e Português.
- Extensa bibliografia sobre o tema
- Manual exclusivo para o curso

Preço: 200€ para o público em geral e 150€ para alunos, ex-alunos e colaboradores da ESEnf S.José de Cluny
Curso a ser realizado em Março de 2017 por um período de 3 dias!
Faça já a sua pré- inscrição, envie email para: t.patrao@vitaeprofessionals.org

 

Para os interessados no curso deixámos aqui o resumo do feedback dado pelos formandos:

“Considero o curso muito bom e adequado “

“A componente prática é uma boa estratégia na medida em que ajuda a assentar a teoria lecionada”

“Curso muito bem estruturado, apresentação dinâmica e envolvente” “Conhecimentos transmitidos abrangentes e úteis” 

“Material didático de apoio excelente. Disponibilidade para esclarecimento de dúvidas excelente”

“Curso bem organizado de destacar a experiência dos formadores”

“O material fornecido foi excecional”

“Sugestão: criar uma Pós-graduação de doente critico com praticas em laboratório e in loco, no hospital com prática clínica”

“Boa interação com o grupo com facilidade de adaptar a teoria à sua prática”

“Saliento a capacidade de transmissão de conhecimentos”

Se está interessado em saber mais sobre este curso, visite a página de apresentação e se está interessado numa das próximas edições a decorrer no Porto, Funchal e Londres envie-nos um email para t.patrao@vitaeprofessionals.org

Formadores
Nuno Pinto
Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de S. João do Porto em 2000, Pós- graduado em Sociologia dos Recursos Humanos e das Organizações pela Faculdade do Minho e Especialista em Cuidados ao Doente Crítico pela Escola de Enfermagem Florence Nightingale do Kings College em Londres.
Tem participado em alguns estudos internacionais na área de cuidados ao doente crítico - European Surgical Outcomes Study (Lancet 2012; 380: 1059–65) e DELPREIC study apresentados no congresso do ESICM em 2012 e "in print" tendo ainda ganho alguns prémios pelos seus trabalhos no Reino Unido - 2º lugar no congresso da BACCN, "New starter of the year - HCL International" e "Highly commended on Nursing Times Innovation on Critical care and emergency care category".
Em 2013, foi responsável juntamente com um médico e um informático britânicos pelo lançamento da primeira aplicação móvel para Cuidados Intensivos - assIsT'U disponível no Apple Market para Ipad e em fases de teste em duas unidades no Reino Unido.
Enfermeiro no Reino Unido desde 2005 em cuidados intensivos, encontra-se no momento a trabalhar como enfermeiro de cuidados intensivos em Londres e a desempenhar funções como formador nas áreas da Saúde, cuidados ao doente critico e emergência em universidades, hospitais privados e do Sistema Nacional de Saúde Britânico.

Catarina Soares
Licenciada em Enfermagem desde 2004, exerce funções no Reino Unido desde 2009, foi “Clinical Practice Educator” (responsável de formação) na unidade de cuidados intermédios do Royal Brompton, o mais prestigiado hospital na área de cirurgia cardio-torácica e cardiologia, com formação na área e uma grande experiência. É uma formadora de excelência para as áreas de cardiologia e cuidados de enfermagem ao doente do foro cardíaco.

Paulo De Sousa
Exerce Enfermagem desde 1995 (bacharelato em 1995 e licenciatura em 2004) tendo trabalhado em unidades de cuidados intermédios/intensivos em Portugal e desde 2009 no Reino Unido. Atualmente encontra-se a trabalhar como enfermeiro de investigação no prestigiado hospital na área de cirurgia cardio-torácica e cardiologia, o Royal Brompton em Londres. É um formador que possui uma vasta experiência na área de cuidados críticos, tendo completado o curso de Cuidados Intensivos em Londres em 2012.

Emanuel Gouveia
Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny (ESESJC) em 1987. Posteriormente, em 1998, fez uma licenciatura em Enfermagem de Reabilitação na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Recentemente em 2015 adquiriu o Título de Especialista em Ciências de Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias. Trabalhou no SESARAM em Cuidados Cirúrgicos e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente durante 11 anos. Atualmente é Professor Adjunto na ESESJC