As QUEIMADURAS são lesões que danificam os tecidos do organismo e podem atingir diferentes camadas do corpo. Normalmente o órgão mais afetado por este tipo de lesão é a pele, mas também podem atingir outros locais do corpo como olhos, ossos, músculos e órgãos internos, entre outros. Por vezes os tecidos internos podem ficar queimados e a pele não como, por exemplo, em situações em que há inalação de uma substância, sendo designadas de queimaduras internas.
As queimaduras causam dores de intensidades e graus diferentes e podem provocar infeções.

  Tipo de Queimadura Consoante o Agente Causador

As queimaduras são ocasionadas por diferentes agentes físicos que danificam os tecidos corporais geralmente o calor ou o frio, mas também a fricção, produtos químicos, radiações e eletricidade, dando origem a queimaduras térmicas, elétricas, químicas ou por radiação.

Queimadura Térmica - é a mais frequente e resulta do contacto do corpo com uma fonte térmica, muito fria ou muito quente.
Queimadura Elétrica - é consequência de uma descarga elétrica recebida pelo corpo. A gravidade da lesão depende do tipo, intensidade, duração e trajeto da corrente elétrica que causou a queimadura.
Queimadura Química - ocorre quando há contato entre o organismo e substâncias químicas como ácidos ou bases muito fortes e produtos corrosivos.
Queimadura por Radiação - esta lesão é causada pela exposição do corpo a uma radiação, sendo a mais comum provocada por exposição solar (radiação ultravioleta).

Classificação da Queimadura Consoante a Gravidade da Lesão

As queimaduras não são todas iguais, umas são mais graves do que outras. O que determina a severidade de uma queimadura é a percentagem de tecido afetado e a profundidade da lesão causada. Tendo em consideração estes parâmetros as queimaduras classificam-se em: queimadura de primeiro, segundo e terceiro grau, e requerem cuidados médicos diferentes.

Queimadura de Primeiro Grau - é a mais ligeira porque só atinge a parte superficial dos tecidos. A pele normalmente fica avermelhada e inchada, não há formação de bolhas e pode ocorrer sensação de ardência e dor no local lesado.

Queimadura de Segundo Grau - é um bocadinho mais grave que a de primeiro grau porque afeta camadas exteriores e mais profundas. A pele geralmente fica bastante vermelha, com manchas e inchada, ocorre formação de bolhas (flitenas) com base vermelha ou branca e sente-se dor aguda na zona atingida.

Queimadura de Terceiro Grau - provoca as lesões mais graves pois afeta todas as camadas da pele causando danos permanentes nos tecidos e, se for muito profunda, pode atingir músculos e ossos. Nesta queimadura a superfície da pele fica dura, apresenta uma coloração branca e seca ou escura e carbonizada e, por vezes, há formação de bolhas. A destruição dos terminais nervosos da área lesada ocasiona a perda de sensibilidade e como consequência esta queimadura vulgarmente não provoca sensação de dor.

A mesma queimadura pode ocorrer nos diferentes graus!

 

Como Proceder Perante Uma Queimadura

► Em situações em que a queimadura é mais ligeira deve colocar a zona lesada em água corrente durante o tempo necessário até esta arrefecer.
► Aplicar uma compressa ou tecido húmido de maneira a cobrir a zona afetada.
► Nunca aplicar gorduras, pasta de dentes, sal ou outros produtos caseiros sob a queimadura. Se necessitar utilize cremes hidratantes.
► Não arrebentar as bolhas que se formam porque pode causar maior probabilidade de ocorrência de infeção.
► Não tirar roupa presa à pele.
► Não aplicar gelo diretamente sobre o local afetado, porque este também pode ser uma agente causador de queimaduras.
► Não passar algodão ou outras materiais que possam ficar agarrados na área queimada.
► Não tirar pedaços de pele mesmo que possam parecer soltos.
► Se a queimadura for na face ou no pescoço, de grande extensão, muito profunda, causada por eletricidade ou por agentes químicos, deve-se ligar imediatamente para o número de apoio de emergência em saúde.
► Na presença de complicações associadas à queimadura como dificuldade respiratória ou perda de consciência, contactar de imediato o apoio telefónico de urgência em Saúde.


 

 

Vídeo realizado pelo INEM - como agir perante uma Queimadura.