Profissões na Área da Saúde Reguladas Pelo HCPC

 

                        

Radiologia Radioterapia Audiologia
Diatética e Nutrição Anatomia patológica Técnicos podologistas
Fisioterapia Terapia ocupacional Terapia da fala
  Análises clínicas  


Pode procurar mais informação sobre as diferentes áreas nesta página do HCPC.

Um processo burocrático obrigatório para o exercício da profissão como Técnico de saúde no Reino Unido é efetuar o registo no HCPC - Health and Care Professions Council. Este registo pode ser temporário ou completo, devendo o candidato procurar aconselhamento, gratuito, junto de empresas especializadas no recrutamento internacional de profissionais de saúde, capazes de inteirá-lo das vagas e perfis disponíveis e do tipo de registo em que apostar.
Se pretender saber mais informações pode contactar a Vitae Professionals, empresa que colabora connosco e que disponibiliza este tipo de esclarecimento mais personalizado sobre os registos.
 

Documentos Necessários Para Inscrição               

> Cartão de cidadão,
> Carta de condução (ou passaporte),
> Certificado de habilitações,
> Cédula profissional,
> Registo criminal,
> Carta de registo na respetiva ordem ou na ACSS - Administração Central dos Serviços de Saúde.

Todos estes documentos têm que ser traduzidos e a autenticação certificada por entidades competentes, serviços, estes, que podem ser realizados pelas empresas de recrutamento. Para facilitar este processo aos candidatos, em pareceria com uma destas empresas, o Saúde Além Fronteiras disponibiliza este tipo de serviço. Veja como aqui!

Processo de Registo Temporário

Este tipo de registo tem um tempo de validade limitado de um ano, embora passível de renovação, não exige custos e demora em média dois meses a ser concluído. A nomenclatura profissional dominante é a portuguesa sendo considerado o seu exercício como uma prestação de serviços, ou seja, não lhe será atribuído o titulo profissional inglês, esse consegue apenas com o registo completo.
Convém referir, também, que contrariamente ao registo completo, ao registar-se temporariamente, deverá ser mencionada uma morada britânica.

Processo de Registo Completo

A inscrição neste registo tem um custo de 495£ e demora cerca de quatro meses a ser concluída, é vitalícia e exige o pagamento das quotas anuais que têm um valor de 80£. A nomenclatura profissional adotada é inglesa que, certamente, gera mais emprego que o registo temporário podendo ser uma vantagem para os profissionais.
Para fazer o registo completo é requisitado o preenchimento deste formulário.
O recurso ao registo completo implica, adicionalmente, o descritivo das unidades curriculares que constam da formação académica do profissional, documento denominado de “Course Information Form” e disponibilizado pelo HCPC neste link.
O próprio HCPC fornece uma série de linhas orientadoras relativas ao preenchimento do formulário, devendo figurar do seu conteúdo informações relativas à formação académica, experiência e referências profissionais.

 

Tipos de Registos Diferentes

► Os Audiologistas também podem fazer o registo no RCCP - The Registration Council for Clinical Physiologists e, com isso, obter autorização para o exercício da sua profissão, mas a melhor opção é fazer o registo no HCPC.

► Os Radiologistas que querem trabalhar na Irlanda têm de efetuar o registo no CORU - Regulating Health and Social Care Professionals.