Número de Segurança Social

O Número de Identificação de Segurança Social - "National Insurance Number (NIN)" garante que as contribuições à Segurança Social e impostos são únicos e pessoais.
No Reino Unido todas as pessoas acima dos 16 anos (inclusive) com rendimentos têm de pagar as contribuições à Segurança Social para poderem usufruir de determinados benefícios como:
► Reforma
► Pensões do estado
► Subsídio de desemprego
► Licença de maternidade
► Benefícios de falecimento

Os descontos a fazer são calculados tendo em consideração o valor dos rendimentos e o tipo de trabalho, por conta própria ou de outrem, de cada pessoa.

Este número também é utilizado para:
►  Descontar para a segurança social através do sistema “Pay As You Earn” (PAYE);
►  Registrar os seus descontos para a Pensão de Reforma.

 

Trabalhar no Reino Unido

Para começar a trabalhar no Reino Unido é obrigatório requisitar o número de segurança social que será utilizado como o número de referência para todo o sistema de taxas. Qualquer pessoa que comece a trabalhar sem ter o NIN vai ter de pagar uma taxa BR/emergency tax que será deduzído do ordenado. Este valor é significativo e vai ser retirado até o NIN do trabalhador ser comunicado ao departamento de recursos humanos do local de trabalho. Quando estiver tudo normalizado pode pedir o reembolso do valor total descontado ao "HMRC - Her Majesty's Revenue and Customs", um departamento financeiro e aduaneiro do Reino Unido responsável por garantir que existe dinheiro disponível para financiar os serviços públicos, pela coleta de impostos e pelos pagamentos de alguns apoios do Estado. Para fazer esse requisito pode aceder a esta página

 

Como solicitar o NIN?

1. Para requerer o cartão pode ligar para uma linha de apoio da segurança social, Jobcentre Plus Application Line, através do número 0345 600 0643 (para chamadas dentro do RU) ou 00 44 345 600 0643
Este linha está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã ás 6 da tarde.

2. Durante a chamada tem de dizer que quer solicitar uma entrevista para o Número de Segurança Social. O telefonista faz algumas perguntas que são quase sempre semelhantes. Aqui ficam algumas das questões colocadas traduzidas para português:
–  Are you in the UK at the moment? Está no Reino Unido?
–  Have you applied before? Já solicitou anteriormente o NIN?
–  Why do you need the National Insurance number? Por que precisa do número de Segurança Social?
–  What nationality are you? Qual a sua nacionalidade?
–  How long have you been here? Há quanto tempo está no RU?
–  What is your name? Date of birth? Nome completo e data de nascimento?
–  UK Address? Qual a sua morada no Reino Unido?
–  Are you looking for a job at the moment? Está a procurar emprego atualmente?

3. Depois deste contacto terá de comparecer à entrevista presencial no centro de emprego e levar alguns documentos de identificação que possam comprovar a sua identidade:
  Passaporte ou cartão de cidadão 
  Comprovativo de morada no RU ou país de origem
  Contrato de trabalho (se estiver empregado)

Para mais informações consultar:
https://www.gov.uk/national-insurance
http://www.hmrc.gov.uk/working/startleave/firstjob.htm