Para quem inicia a sua vida no Reino Unido parece haver duas fases distintas. Para aqueles que apenas querem trabalhar neste país os passos da primeira fase são suficientes para o poderem fazer. No entanto, se o objetivo é fixar residência com caráter permanente tem de fazer todos os registos necessários de ambas as etapas.

Numa primeira fase:
►  Abrir uma Conta Bancária;
►  Registo na Segurança Social como contribuinte (National Insurance Number);
►  Registo no Posto Clínico na aérea de residência (Médico de Família - GP).

E na segunda fase efetuar o:
►  Registo no "Home Office" como nacional da União Europeia residente no Reino Unido;
► Registo no Recenseamento Eleitoral na junta da aérea de residência (Borough / Council) - "Local Council Electoral roll".

Registo no Recenseamento Eleitoral

Enquanto cidadãos da comunidade Europeia, os Portugueses que vivem no RU têm o direito e o dever de votar tanto nas eleições locais como para o parlamento Europeu. Para obter direito a esse voto têm de fazer o registo, enquanto eleitor, na junta de freguesia da sua área de residência.

Para além de permitir votar e participar da vida democrática, este registo tem ainda a vantagem de facilitar a obtenção de crédito bancário, dado que os bancos normalmente consultam as listagens dos eleitores quando determinam a elegibilidade para o crédito. É importante explicar ainda que o facto de pagar a "Council tax" não implica que fique registado automáticamente como eleitor, sendo este registo sempre obrigatório.

Para mais informação consultar os websites:
The Electoral Commission
Gov.Uk