“Council Tax”

Todas as pessoas, nacionais ou estrangeiras, com idade superior a 18 anos, têm de pagar um imposto municipal (council tax) para poder comprar ou arrendar qualquer tipo de imobiliário em Inglaterra, na Escócia e no País de Gales. A irlanda tem um sistema de taxas diferente mas que equivale ao council tax.

A “Council Tax” é uma taxa municipal, paga por todos os habitantes de cada município (“Council” em inglês), criada pelo sistema governamental para que cada cidadão comparticipe nos encargos públicos de manutenção e serviços locais. Alguns dos serviços abrangidos por este imposto autárquico são: polícia, bombeiros, reciclagem, escolas, centros de lazer, controlo de qualidade das refeições servidas nos pubs e restaurantes, iluminação das ruas públicas, recolha do lixo, limpeza das ruas, manutenção dos jardins e espaços verdes, subsídio para os transportes públicos, turismo, museus, casas adaptadas para pessoas com deficiências e centros infantis.

O valor deste imposto é variável e vai depender do tamanho, renda e localização do imóvel, bem como do número de pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que aí residem. Na câmara municipal de cada distrito pode obter informações sobre a forma de pagamento e o respetivo valor.

O pagamento, geralmente dividido em prestações, pode ser feito online ou em dinheiro nas “Paypoint”, “Payshops” ou “Quickcards" (estações de correios, bancos, quiosques e lojas de conveniência). Por vezes, esta taxa já está incluída no valor da renda e, como tal, convém perguntar sempre ao senhorio.

Existem, ainda, algumas situações em que poderá haver uma redução da taxa, nomeadamente:
►  Um dos elementos do agregado familiar ser estudante.
►  O agregado familiar ser constituído apenas por um adulto e outro(s) menore(s).
►  O proprietário usufruir de uma segunda casa.
►  O imóvel não estar alugado.
►  O agregado familiar ser constituído apenas por uma pessoa (vive sozinho).
►  No caso de só viverem estudantes no imóvel, estes ficam isentos do pagamento deste imposto.

Contas Da Residência

A juntar à renda e taxa municipal as contas da Água, Eletricidade, Gás, Telefone, Internet e Telemóvel são contas que entram nas despesas mensais de quem quer viver no Reino Unido. O pagamento destes serviços pode ser feito por débito direto, pela internet, nas lojas de rua indicadas - "PayPoint" e nos correios - "Royal Mail". Os valores destes serviços variam consoante os consumos e escolhas que cada pessoa faz. No entanto, em algumas situações, as contas podem estar incluídas no valor da renda se o senhorio assim o informar.

O maior fornecedor de gás é a British Gas. A BT group (British Telecom), Sky e Virgin Media são as mais conhecidas pelos serviços de telefone e internet.

Existem websites para comparação de preços e serviços de vários operadores no RU. Ficam aqui alguns desses links:

http://www.confused.com/
www.comparethemarket.com/
Www.gompare.com
www.uswitch.com

Curiosidades
www.gas-guide.org.uk
www.electricity-guide.org.uk
www.water-guide.org.uk
www.recycling-guide.org.uk