PRINCIPAIS BANCOS DO REINO UNIDO

 

                                               

 

                      

 

No Reino Unido quase todos os salários são processados eletronicamente por débito, para uma melhor monitorização por parte das autoridades do país, nomeadamente a tão praticada fuga aos impostos. Podem existir entidades patronais que não realizam os pagamentos ao final do mês desta forma mas, usualmente, quem quer trabalhar neste país tem de abrir conta num banco local para poder receber o seu vencimento.

 

Abrir Conta Num Banco

A maioria dos bancos solicita a apresentação dos documentos referidos em baixo mas alguns são mais flexíveis não sendo, por isso, considerados uma obrigatoriedade:
►  Cartão de identificação pessoal preferencialmente o passaporte, o cartão de cidadão já começa a ser aceite em alguns bancos;
►  Carta da entidade patronal ou Contrato de trabalho (com indicação do salário);
► Comprovativo de morada no Reino Unido (uma conta, o contrato de arrendamento ou uma carta da agência que fez o arrendamento a casa).

Ao abrir a conta, entra no fantástico mundo do “Credit Score”, uma ferramenta idêntica à folha de responsabilidades do Banco de Portugal, que permite um cadastro no sistema monetário Britânico e postreior atribuíção de uma nota de crédito ao usuário. Nalguns bancos o valor desta nota atribuida vai de 0 a 20 e noutros de 0 a 100, e variamediante a utilização sensata ou não da conta por parte do utilizador. Quanto mais alta for a nota, mais facilidade a pessoa tem para aceder a produtos como o crédito habitação, o crédito individual e o cartão de crédito. Desta forma, interessa manter o “Credit Score” o mais alto que conseguir. Algumas sugestões para melhorar essa nota são:
  Registo para votar na zona de residência
  Contas por pagar em atraso
  Pagar o maior número de coisas com cartão de débito, quanto mais dinheiro se levantar das caixas multibanco com o cartão de débito, mais negativo fica o “credit score”.

Depois de aberta a conta, os bancos facultam alguns serviços e benefícios como:
  Acesso ao internet banking;
  Não cobram comissões de conta com salários domiciliados;
  Oferecem os cartões de débito e os livros de cheque (pagos em Portugal).
A maioria dos bancos portugueses tem filiais no Reino Unido, especialmente em Londres, que oferecem contas especiais a emigrantes permitindo, entre outras coisas, transferir dinheiro para Portugal sem custos.

 

Horário Dos Bancos

A maioria dos bancos tem serviços disponíveis das 9:30 às 16:30 h de segunda a sexta-feira, e encontram-se encerrados aos fins-de-semana e feriados. No entanto, estes horários podem variar consoante os bancos. Na Escócia, por exemplo, alguns bancos fecham durante a hora do almoço e em alguns locais existem bancos que estão abertos durante o fim-de-semana. Muitos bancos têm, também, caixas automáticas que oferecem serviços durante 24 horas, tal como em Portugal.

 

Câmbio de Euros (€) Para Libras(£)

Apesar de pertencer à União Europeia o Reino Unido optou por não aderir ao Euro e manteve a moeda oficial, Libra Esterlina ou só designada de Libra.
Informações sobre a Libra Esterlina (£):
•  Nome da moeda em inglês: Pound sterling ou só Pound.
  Fracionamento: a libra esterlina é dividida em 100 pence (p).
  Símbolo da Libra Esterlina: £
  Código internacional da moeda: GBP
•  Taxa de Câmbio (relação com o Euro): £1 equivale a 1,40893€.
  Notas em circulação: £5 (verde/azul), £10,00 (castanha), £20,00 (lilás) e £ 50,00 (vermelha).
  Moedas em circulação: 1p e 2p (moedas de cobre); 5p, 10p, 20p e 50p (moedas prateadas); £ 1 (moeda dourada) e £ 2 (moeda prateada com borda dourada).
  A Libra Esterlina é a moeda mais valorizada das que estão em circulação internacional porque adota um sistema padrão-ouro. O Dólar e o Euro são, atualmente, mais baixos que esta moeda.

Se ainda não tiver um cartão nacional e precisar de utilizar o cartão português, dependendo do banco, pode ficar mais barato utilizar diretamente o cartão do que levantar dinheiro nas caixas multibanco porque costumam cobrar taxas muito elevadas. Tem sempre a hipótese de trocar diretamente o dinheiro. Este câmbio pode ser feito em diferentes sítios: bancos, postos de correio, alguns hotéis, agências de câmbio de aeroportos, lojas de câmbio, agências de viagem e em balcões de câmbio de grandes lojas de departamento. No entanto, estes postos podem ter taxas de câmbio diferentes mas são obrigados a mostrar uma lista dessas taxas ao cliente. Assim, quando quiser trocar o dinheiro é melhor estar atento e ter sempre o cuidado de escolher os locais de câmbio que têm taxas de serviço mais baixas por exemplo, os correios e os bancos. Se trocar muito dinheiro de uma só vez consegue obter taxas mais baixas, acabando por ser mais rentável.

Neste link pode aceder a um conversor de moedas para poder comparar o valor do euro com o valor da libra atual.