Accident And Emergency Department (A&E)

O A&E é o equivalente ao Serviço de Urgência em Portugal, sendo o nível mais diferenciado de resposta às situações de urgência/emergência, habitualmente localizado num hospital central.
De forma geral, só deve visitar o A&E ou chamar o número de emergência nacional 999, em casos em que o paciente apresenta sintomas muito graves como os descritos a seguir:
        •  Convulsões consecutivas
        •  Dor no peito persistente
        •  Dificuldade respiratória
        •  Hemorragias severas
        •  Episódios de Confusão Aguda
        •  Perda de consciência

Nem todos os hospitais têm estes departamentos. Aqui pode procurar hospitais com serviços de emergência médica.

Serviço de Ambulância - Como e Quando Utilizar

Se necessitar de chamar uma ambulância pode contactar os números indicados em baixo que as chamadas são reencaminhadas para o sistema nacional de emergência do Reino Unido:

999 - Número de emergência nacional, no Reino Unido (também é utilizado para recorrer aos serviços dos bombeiros e da polícia. Desta forma, é importante indicar ao operador telefónico qual o tipo de urgência que necessita).
112 - Número de emergência médica na União Europeia.
911 - Número de emergência utilizado nos Estados Unidos da América.

Quando se trata de uma situação que não necessita do apoio de uma ambulância em que o utente se pode dirigir ao hospital pelos próprios meios deve evitar recorrer a este serviço. O facto de chegar numa ambulância ao hospital não implica que seja atendido por um médico no momento da entrada, quando chegar será feita uma avaliação e uma triagem ao paciente.

Ligar 999 só em caso de emergência!
Se alguém correr perigo de vida, estiver gravemente ferido ou doente.

Se considerar que a situação não é urgente pode contatar o número de apoio do NHS 111. Desta forma, pode evitar uma deslocação desnecessária ao hospital e porventura ser tratado de forma mais rápida e adequada num outro serviço do NHS.

 

Minor Injuries Units (MIU)

As Unidades de ferimentos leves, MIU no Reino Unido, são centros de atendimento diferenciados que visam o tratamento de situações urgentes mas que não constituem perigo de vida. Quando o problema de saúde não é grave pode ser tratado nestas unidades em alternativa aos serviços de Urgência (A&E). Algumas situações, entre outras, em que deve recorrer a este tipo de serviço são:
            Entorses
            Distensões
            Mordidas
            Contusões
            Pequenas queimaduras

Os MIU estão, muitas vezes, localizados dentro de hospitais e com acesso a serviços de emergência mais diferenciados, permitindo que os profissionais de saúde dos serviços de urgência fiquem mais libertos para prestar atenção aos casos realmente urgentes e que correm risco de vida. Para além disso, se recorrer aos serviços dos A&E pode esperar muito para ser atendido por ser considerado uma situação não urgente comparativamente a outras que correm risco de vida.

Para questões relacionadas com a saúde que não sejam urgentes, deve contatar o médico de família (GP) e não estes serviços de apoio.

 

Emergências Em Saúde Mental

Se considerar que a condição mental de uma pessoa próxima está a piorar e vir que pode ser considerado uma situação de emergência deve ligar para o NHS 111 e ficar informado onde encontrar ajuda localmente. Se considerar que a condição implica perigo de vida, pode ligar diretamente para o número de emergência 999/112. Tem, ainda, a possibilidade de recorrer aos centros de atendimento urgentes para este tipo de situações de forma a evitar o congestionamento dos serviços de urgência.
Se necessitar apenas de “uma voz amiga” ligue para a associação “Samaritans" através do número: 08457 909090 que eles irão dar-lhe o apoio que precisa.

 

Para mais informações consultar a secção sobre estes serviços do NHS.

Já leu estas noticias que temos para si?