Clínica De Saúde Sexual

No reino unido existem clinicas onde se pode obter toda a informação sobre saúde e aconselhamento sexual. Estes serviços são gratuitos e confidenciais, com a exceção de algumas receitas médicas que têm custos associados. Aqui pode receber preservativos, pílula, pílula do dia seguinte (cujo custo ronda as £24) e testes de gravidez. Usualmente não é necessário fazer marcação para consulta e algumas clínicas para além dos serviços normais fazem, também, o rastreio de doenças sexualmente transmissíveis.

Para saber qual a clínica a que se deve dirigir, consulte esta página do NHS.

                           Métodos Contracetivos Regulares

Os métodos contracetivos permitem uma atividade sexual segura na medida em que ajudam a prevenir a gravidez não desejada, mas só o preservativo é que previne a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. O grau de eficácia varia consoante o método selecionado e alguns dos métodos têm contraindicações e efeitos colaterais. Assim, antes de optar pela utilização dos métodos contracetivos, deve marcar uma consulta com o seu médico para obter informações mais especializadas.

A maioria dos métodos contracetivos são reversíveis permitindo, à mulher, engravidar quando o casal deixar de utilizar estes métodos. No entanto, existem alguns métodos que têm efeito irreversível como a laqueação das trompas para a mulher e a vasectomia para o homem, sendo considerados como métodos de contraceção cirúrgica e definitivos.

 

Quais são os métodos contracetivos disponíveis?
  Contraceção hormonal oral (vulgarmente conhecida como pílula)
  Contraceção hormonal injetável
  Contraceção hormonal-implante
  Adesivo
  Dispositivos intra-uterinos (DIU e SIU)
  Preservativo masculino e feminino
  Diafragama
  Anel vaginal
  Espermicida

 

Contraceção De Emergência (CE)

A contraceção de emergência pode prevenir a gravidez após a prática da relação sexual sem proteção ou no caso de ocorrer uma falha do método habitual de contraceção (por exemplo a rutura do preservativo ou o esquecimento da pílula).

                                                    Existem dois métodos de CE:

Hormonal - pílula do dia seguinte (post-coital pill (PCP)). Existem duas pílulas do dia seguinte a Levonelle e a EllaOne, que devem ser tomadas nas 72 horas seguintes à prática de sexo desprotegido. São gratuitas no GP, nas clínicas de planeamento familiar e nas clínicas de saúde sexual.

DIU - dispositivo intra-uterino (intrauterine device). Os DIU são dispositivos fixados no útero, usados como método de contraceção primário mas, às vezes, também como contraceção de emergência. O DIU deve ser colocado por um médico nos 5 dias seguintes à prática de sexo desprotegido.

 

Alguns factos sobre a contraceção de emergência

► Tanto a pílula como o DIU têm uma taxa de sucesso de quase 99%. Quanto mais cedo tomar as pílulas, mais hipóteses terá destas serem efetivas.
► A CE não tem efeitos secundários graves.
► A contraceção hormonal de emergência não deve substituir o uso da contraceção regular que é utilizada como método de controlo da natalidade.
► A contraceção de emergência não é abortiva apenas previne a gravidez evitando o recurso ao aborto.
► Os efeitos secundários mais comuns da CE são: náuseas, vómitos, tonturas, cansaço, pequenas hemorragias, dores de cabeça, peito ou abdominais.
► Se vomitar entre 2 a 3 horas após ter ingerido a pílula do dia seguinte deve consultar um médico ou enfermeiro sobre a possibilidade de ter de tomar nova dose ou de proceder à inserção de um dispositivo intra-uterino.

 

A contraceção de emergência não protege contra doenças sexualmente transmissíveis!

Apenas o preservativo protege das doenças sexualmente transmissíveis!

 

 


 

Já leu estas noticias que temos para si?