General Practitioner (GP)  

No reino unido, para usufruir dos serviços do sistema nacional de saúde é obrigatório estar inscrito numa clínica de saúde local (GP surgery) onde lhe será atribuído um GP. Qualquer pessoa que permaneça no RU por menos de três meses pode tentar fazer um registo temporário com um GP e usufruir dos serviços gratuitos através do NHS. No entanto nem todos os médicos aceitam fazer este registo temporário e em alternativa aceitam o paciente através de serviços como médicos particulares, mas nesta situação o utente tem de pagar os tratamentos. De qualquer forma, como membros da União Europeia, os portugueses têm direito a usufruir de cuidados de saúde gratuitos desde que apresentem ao médico o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD).

O GP é equivalente ao médico de família em Portugal, cuidam da saúde das comunidades locais, providenciando educação em saúde, consultas anti tabágicas, tratamento de doenças prolongadas, vacinas e procedimentos cirúrgicos simples. Trabalham, habitualmente, nos cuidados de saúde primários e encaminham o paciente para outras especialidades de medicina quando necessário (cuidados de saúde secundários). Estes médicos geralmente atendem os pacientes nas clínicas com marcação prévia mas, se necessário, também vão a casa dos doentes.

                 Como Escolher Um GP?

Todos os cidadãos têm o direito de escolher o seu GP embora, muitas vezes, esta escolha seja limitada pela área de residência. As inscrições só poderão ser recusadas em situações específicas como, por exemplo, a área geográfica de residência do utente não ser coberta pela clínica escolhida ou, se o GP/Clínica selecionados já tiverem atingido o número limite de utentes a que podem dar resposta.
Quando tiver de escolher o GP é importante também ter em consideração fatores como a localização, os horários de funcionamento e os serviços disponíveis da clínica que pretende frequentar, informação, esta, que é disponibilizada pelo NHS em GP services.

Documentos Solicitados Para Inscrição Num GP

A inscrição é feita na clinica onde será atribuído um GP ao utente, por escolha própria ou por deliberação do centro se o utente não tiver preferências. Para esta inscrição vão lhe pedir algumas informações:
► Nome, data de nascimento e morada (o contrato ou faturas de contas podem funcionar como comprovativo de morada);
► Documento comprovativo de identidade com fotografia, como o bilhete de identidade, carta de condução ou passaporte;
► O número ou cartão do NHS (se não tiver, ser-lhe-á fornecido após esta inscrição);
► Outras informações relevantes como o nome e morada do GP anterior.

Médico De Família Fora De Horas – GP Out-Of-Hours (no RU)

Para questões relacionadas com a saúde que não sejam urgentes, não constituam uma ameaça à vida deve contactar o seu GP, antes de recorrer ao A&E. Se ligar para a clínica de saúde local e esta se encontrar fechada, a chamada é reencaminhada para um GP “out-of-hours servisse”. Com este serviço é possível requisitar o apoio de um médico de família fora das horas de funcionamento da clínica.

Horários de atendimento destes médicos:
  Entre as 18:30 e as 8:00 da manhã durante os dias de semana
  24h/dia aos fins-de-semana e feriados.
Estes horários podem variar de acordo com a área de residência.

 

Em algumas situações pode recorrer ao "walk in centre", um serviço complementar ao GP.


Para mais informações consultar o website oficial do NHS.
 

Já leu estas noticias que temos para si?