Criado em 1948, o NHS - NATIONAL HEALTH SERVICE do Reino Unido (Serviço Nacional de Saúde em português) é, atualmente, o maior sistema de saúde público do mundo.  Com um orçamento de aproximadamente 100 biliões de Libras e mais de 1.6 milhões de funcionários de inúmeras áreas esta entidade é considerada, também, uma das cinco maiores empregadoras mundiais.
O NHS cobre todos os aspetos de saúde de quem vive no Reino Unido desde a gravidez, doenças crónicas e agudas até a um tratamento terminal. No entanto as prescrições médicas, os dentistas e consultas de determinadas especialidades têm custos associados, com exceção de algumas situações como por exemplo, grávidas, crianças e idosos em que as receitas médicas são gratuitas. Informações, estas, que pode procurar neste link.

Apesar do NHS constituir a base de saúde do Reino Unido, cada país (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) tem o seu sistema que funciona de forma independente e é politicamente responsável perante o respetivo governo relevante.
                  NHS Health Scotland - http://www.scot.nhs.uk/
                  NHS Health England - http://www.england.nhs.uk/
                  NHS Health Wales - http://www.nhsdirect.wales.nhs.uk/
                  Health and Social Care North Ireland - http://www.hscni.net/

Requisitar o Número Do NHS

Para ter acesso ao NHS e poder usufruir dos serviços de saúde no Reino Unido, é necessário fazer um registo no centro de saúde e marcar uma consulta com um médico de família - "General Practitioner - GP". Depois deste registo é atribuído um número de NHS ao utente que o identifica em qualquer centro de saúde, hospital ou outros estabelecimentos públicos de saúde, dando-lhe assim o direito de usufruir de todos os serviços abrangidos pelo NHS.

Durante o tempo em que o cartão de saúde ainda não está disponível, sendo Portugal um país membro da União Europeia, todo o cidadão Português que reside no RU tem direito a usufruir de cuidados de saúde gratuitos abrangidos pelo NHS desde que apresente o documento comprovativo  - Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Desta forma, quando for viajar para o Reino Unido convém não se esquecer deste cartão. 

No website oficial do NHS poderá obter toda a informação sobre o sistema de saúde pública no RU.
 

Já leu estas noticias que temos para si?