Dependendo da profissão, para trabalhar no Reino Unido poderá ter de obter um Registo Criminal Britânico.
As entidades responsáveis por estas questões, “Criminal Records Bureau (CRB)” e “Independent Safeguarding Authority (ISA)”, fundiram-se dando origem ao “Disclosure and Barring Service (DBS)”. O DBS é um organismo público que ajuda os empregadores a tomar decisões de recrutamento mais seguras e que se tornou responsável por todos os serviços prestados por estas entidades. Desta forma para solicitar um registo criminal no RU atualmente tem de contactar esta entidade.

Pode não fazer muito sentido ter de requisitar este certificado quando lhe é feito um contrato de trabalho pela primeira vez, visto que nunca trabalhou antes neste País. No entanto, no passado, existiram casos de pessoas que afirmaram nunca terem trabalhado no RU e quando foi feita a certificação verificou-se que tinham registo criminal nesse país, razão pela qual o sistema inglês é muito rigoroso em relação a esta questão.

 

Como Solicitar o Certificado de Registo Criminal

Quando assina contrato com uma entidade empregadora tem de apresentar uma cópia do Certificado do Registo Criminal de Portugal (dos últimos 3 meses) para poder solicitar o Certificado de Registo Criminal Britânico. Normalmente é a entidade empregadora que solicita este pedido e o trabalhador tem de preencher um formulário e disponibilizar alguma documentação original comprovativa de identidade. No prazo de 3 a 4 semanas recebe um certificado de registo criminal que não tem validade, no entanto, em determinadas situações a entidade empregadora pode requerer uma atualização do mesmo.

Para mais informações consultar o website oficial do Governo do RU.