Como Procurar Casa?

Uma das prioridades de quem vai viver para o estrangeiro é encontrar uma casa para morar. No reino unido existem diferentes imoveis à disposição: moradias, apartamentos e estúdios, alguns com jardim ou varanda. Em certos casos as entidades patronais ou conhecidos tratam disso mas a maioria das pessoas não tem estas vantagens e tem de procurar e a maneira mais segura de o fazer é através das agências imobiliárias locais. Para facilitar a procura e o processo de escolha as casas podem ser visitadas virtualmente através da internet, hoje em dia os jornais e revistas já não são tão utilizados pelos anunciantes. Assim, a pesquisa será muito mais rápida e eficiente porque engloba várias agências imobiliárias.

 

Estes são alguns sites onde pode encontrar casa para arrendar ou comprar no Reino Unido:

www.foxtons.co.uk www.therightmove.com www.rightmove.co.uk
www.dexters.co.uk www.zoopla.co.uk www.cortisso.com
www.spareroom.co.uk www.moveflat.com uk.easyroommate.com
www.primelocation.com    

 

Contrato De Arrendamento

Uma vez escolhida a casa,  para realizar o contrato a agência, por norma, pede para apresentar os seguintes documentos:
►  Um documento de identificação - o passaporte ou o cartão de cidadão.
►  Comprovativos da morada anterior, mesmo que seja em Portugal.
►  A carta com a oferta de emprego da entidade patronal no Reino Unido, ou do local onde vai estudar, se for esse o caso.
►  Algumas agências pedem referências do anterior senhorio.

Tal como em Portugal, ao assinar um contrato de arrendamento, normalmente tem de se pagar o valor de 2 rendas, a do mês em questão e uma de caução, que por vezes,pode ser aumentada até 3 meses. É conveniente que este depósito seja feito numa entidade, terceira aos envolvidos, que fica responsável pelo mesmo e resolverá quaisquer disputas que possam ocorrer, evitando, também, possíveis contratos falsos que possam ocorrer.  Aqui fica um exemplo.

Para além das agências, tem sempre a possibilidade de procurar casas no Gumtree. Neste caso, há que ter em atenção que nestes tipos de oferta há sempre gente que procura enganar os recém chegados. O conselho que damos é: nunca enviar o dinheiro sem ver a casa e assinar o contrato primeiro. Em algumas situações, os interessados, como têm muita pressa em arranjar estadia, fazem logo a transferência e quando chegam ao RU descobrem que o alojamento não existe e que foram enganados.

   Preços Das Rendas

As casas no Reino unidos são bastante caras, tanto para arrendar como para comprar. As rendas podem variar  consoante o tipo de apartamento ou casa escolhidos e da sua localização, tendo em consideração que Londres é dos sítios mais caros. É mais económico partilhar casa com outras pessoas do que viver sozinho, não só pela renda da casa mas também porque podem dividir o valor das contas. No entanto, se preferir viver sozinho, o melhor é optar por um Estúdio ou T1. Comummente os T1 consistem em apartamentos com 1 quarto, cozinha, sala de estar, casa de banho e, por vezes, jardim ou varanda. O estúdio não tem divisões a não ser a casa de banho. A renda para um T1 raramente é inferior a £800 por mês. Os estúdios são, por norma, mais baratos embora dificilmente se encontre um por menos de £600.

 

Possibilidade para profissionais de saúde
O hospital de trabalho é, também, uma opção de alojamento temporário para os profissionais de saúde. Esta acomodação consiste num quarto, com casas de banho e cozinha partilhados, num edifício que pertence ao hospital. A mensalidade da renda inclui todas as despesas e, geralmente, é mais barata que arrendar um quarto, apartamento, estúdio ou moradia.